Psicóloga
Telefone: +55 31 99362 2862
Terapia Cognitivo Comportamental: o que é e como funciona
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) começou a ser estruturada pelo psicanalista e psiquiatra Aaron Beck para oferecer tratamento a pessoas deprimidas. Hoje, já se sabe que ela é uma ferramenta terapêutica versátil, recomendada para uma ampla variedade de condições psicológicas. Seu foco em modificar padrões de pensamento e comportamento a torna eficaz para tratar transtornos onde esses elementos estão presentes. A TCC tem o seu papel de atuação em tratamento individual, de grupo, de casal e familiar com base em dois pilares centrais: a reestruturação cognitiva e a resolução de problemas.

A Terapia Cognitivo-Comportamental, comumente abreviada para TCC, é uma das psicoterapias mais conhecidas atualmente. Trata-se de uma abordagem da psicologia que considera a atividade cognitiva de extrema importância para o afeto (sentimentos) e comportamento, podendo ser identificada, questionada e, portanto, modificada, a fim de melhorar a qualidade de vida do indivíduo.
Essa terapia surgiu nas décadas de 60 e 70 e seu principal precursor foi Aaron T. Beck (1921-2021), psiquiatra norteamericano e professor na Universidade da Pensilvânia.
​
Para Beck, as emoções e comportamentos das pessoas são influenciados por sua percepção diante dos eventos, ou seja, a forma como elas interpretam e pensam sobre a situação vivenciada. A TCC visa modificar esses padrões de pensamentos e comportamentos disfuncionais que trazem sofrimento, baseando-se na premissa de que nossos pensamentos influenciam nossas emoções e ações. Partindo dessa teoria, afirma-se que os pensamentos modificam o comportamento, ou seja, o paciente tem crenças nucleares que são ativadas diante de um evento/situação estressor, desencadeando uma emoção ou alteração do humor e com isso um comportamento.
​
Por meio da técnica de reestruturação cognitiva, o paciente aprende a reconhecer os pensamentos automáticos disfuncionais, a contestá-los e construir pontos de vista alternativos a fim alcançar mais consciência de seus processos de raciocínio. Na segunda técnica principal da TCC, a resolução de problemas, o paciente identifica sua capacidade em resolver suas dificuldades e obstáculos no dia a dia.
A abordagem propõe uma psicoterapia estruturada voltada para o presente, de curta duração, direcionada para a solução dos dilemas atuais e a modificação do pensamentos e comportamentos disfuncionais. A melhora duradoura resulta da modificação dessas crenças internalizadas do paciente. O terapeuta irá buscar, com uma variedade de formas e ferramentas, produzir a mudança cognitiva, do pensamento e do sistema de crenças do paciente, visando promover mudança emocional e comportamental.
A terapia é eficaz e indicada no tratamento de diversos transtornos como déficit de atenção, depressão, ansiedade, pânico, distúrbios alimentares, obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático, fobias, abusos de substâncias, relacionamentos afetivos, dentre outros.
Por meio de técnicas específicas, a TCC ajuda os indivíduos a identificar crenças negativas, desafiá-las e substituí-las por pensamentos mais realistas e positivos, promovendo mudanças significativas na vida dos pacientes.